Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que atua na unidade de Saúde do conjunto Maguari, esteve, nesta terça-feira (21), na sede do Quartel Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar, em Belém, para oferecer serviços de saúde para policiais militares e voluntários civis que trabalham no local, abrangendo também familiares desses profissionais.
A iniciativa faz parte das ações relacionadas à campanha “Julho Amarelo”, mês mundial de combate às hepatites virais e intensificação da campanha da vacinação contra o sarampo, principalmente na faixa etária de 20 a 49 anos. Os profissionais da área da saúde ofereceram serviços de vacinação contra gripe e contra o sarampo, caxumba e rubéola, por meio da vacina tríplice viral. Além disso, realizaram também, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e a distribuição de preservativos. No total, foram realizados 109 testes rápidos, 60 vacinas contra gripe e 180 vacinas tríplice viral.
Para a subtenente Maria José Amoras, a ação facilita o acesso à saúde para os militares. “Em muitos casos, nós, militares, não temos tempo para procurar atendimento e essa ação dinamiza muito nosso tempo, então todos os envolvidos estão de parabéns pela realização”, finaliza a militar.
“Procuramos, por meio de um memorando, os batalhões da Polícia Militar que ficam na área de abrangência da nossa unidade de saúde, tivemos uma resposta positiva e estamos ofertando os serviços de vacinação e testes rápidos. A nossa equipe fica muito feliz em ver a receptividade que tivemos e pelo êxito dessa parceria com a Polícia Militar” explica Cinthia Lorena Bezerra Sarmanho, enfermeira da unidade de saúde do conjunto Maguari.
Além do Comando-Geral, a equipe de saúde também já passou pelo 24º batalhão, localizado no conjunto Maguari, em Belém. Cinthia Sarmanho afirma também que a ação pode ser estendida para outras unidades, por meio de solicitação de seus comandantes.