O município de Colares, localizado na microrregião do Salgado (mesorregião do nordeste paraense), é uma das 92 localidades do Estado atendidas pela "Operação Verão 2023", durante período de férias escolares. A operação foi planejada pelo Departamento-Geral de Operações (DGO) da PMPA, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Diferente de outros municípios do interior do Estado, que são marcados por lendas populares como a da "Cobra grande" do "Boto", "Matinta Pereira", "Saci Pererê" ou do "Curupira", Colares é internacionalmente conhecida como "Cidade dos ETs" (Extraterrestres), desde meados da década de 70, que lhe rendeu até um documentário na série "Arquivos Extraterrestres", veiculada pelo The History Channel - rede de televisão norteamericana focada em conteúdo de teor histórico e científico.
Para além das estórias sobre supostos Ovnis (Objetos voadores não-identificados), a cidade de Colares é uma boa alternativa para quem busca tranquilidade e sossego nos meses de julho e feriado prolongado. A cidade dispõe de igarapés de água gelada e praias paradisíacas como a do Sonrisal e do Humaitá.
A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional III e é responsável pelo policiamento ostensivo na cidade, conta com reforço de militares que atuam na Região Metropolitana de Belém para intensificar ações conjuntas e manter a tranquilidade da área.
Nos 19 primeiros dias de julho, a PMPA realizou 80 operações preventivas, abordou 169 carros de passeio e 230 motocicletas, além de prender três suspeitos e recuperar um veículo roubado. Até o final de julho, a Unidade, que também é responsável pela segurança nos municípios de Vigia do Pará e São Caetano de Odivelas, vai continuar atuando com efetivo reforçado para intensificar a fiscalização e coibir crimes na região.