A Operação Verão 2023, coordenada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), está enviando reforços de agentes de segurança para atuar nos municípios do interior durante o período do veraneio.
O 32º Batalhão da Polícia Militar (32º BPM), unidade responsável pelo policiamento no município de Cametá, na região do Baixo Tocantins, recebeu reforço de policiais militares, do efetivo de unidades da região metropolitana de Belém, enviados pelo Departamento Geral de Operações (DGO), para reforçar as ações de policiamento ostensivo, preventivo e repressivo na região.
Os agentes atuam principalmente para garantir a segurança nas praias, balneários, praças e pontos turísticos do município de Cametá que durante os feriados prolongados e férias escolares apresentam uma grande movimentação de visitantes que desejam aproveitar as férias para se divertir ou para descansar com a família.
Com a chegada do reforço da Operação Verão 2023, o 32º BPM direcionou o seu efetivo para ações preventivas na periferia da cidade para coibir a prática de crimes como roubos, furtos, homicídios, latrocínios e tráfico de drogas. Os militares participam de operações Incursão, Visibilidade, Barreira e abordagens a veículos e pessoas e a fiscalização a bares e casas de shows.
"Aqui no 32º BPM o nosso efetivo realiza diariamente ações de Incursão, Barreiras e abordagens em veículos e pessoas, com a chegada dos 20 militares da Operação Verão 2023, tivemos a possibilidade de implementar um planejamento que além de reforçar nossas ações preventivas também garante a segurança dos eventos oficiais de verão. Até o momento, o verão transcorre de forma tranquila sem o registro de nenhuma ocorrência de grande relevância e vamos manter o esforço para que o veraneio termine desta forma no município de Cametá", explicou o Tenente-Coronel Sales, Comandante do 32º BPM.