Com o objetivo de combater ações criminosas nas áreas ribeirinhas dos municípios da região do Marajó oriental, a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), intensificou as ações preventivas nos rios da região. Nesta quinta-feira (27), uma embarcação foi recuperada e três pessoas foram presas por furto de gado.
No município de Soure, equipes do 8° Batalhão da Polícia Militar (8°BPM), que participavam da "Operação Combate ao Abigeato", que combate o crime de furto de animais nas fazendas da região, realizavam rondas pelo rio Araraquara, quando abordaram uma embarcação, onde foram encontrados seis animais da raça bubalina com visíveis sinais de maus tratos e marcas identificação adulteradas.
A embarcação foi conduzida para um porto do município, onde a adulteração foi confirmada e os três tripulantes foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil.
Em outra abordagem, desta vez realizada na tarde desta quinta-feira (27), uma embarcação foi recuperada no município de Ponta de Pedras, por militares da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (20ª CIPM), os agentes foram informados que uma embarcação havia sido abandonada em uma área de mata de difícil acesso.
Durante as buscas os militares conseguiram encontrar o barco e após as verificações foi constatado que se tratava de uma embarcação que havia sido roubada dias antes na região. A embarcação foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil.