O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), além de atuar nas questões referentes aos crimes relacionados com o meio ambiente, também atua em ações de combate à ações delituosas como roubos, furtos, homicídios, latrocínio e tráfico de drogas. Em ações realizadas neste sábado (12), em Belém, por equipes do motopatrulhamento da unidade, um homem, suspeito de roubo, foi preso e entorpecentes foram apreendidos.
Os militares realizavam rondas no bairro da Terra Firme, quando foram informados, por meio de denúncias anônimas, que em uma via próxima estava ocorrendo com frequência o crime de tráfico de drogas. Ao se dirigir ao local indicado foram realizadas buscas e os agentes encontraram dentro de uma casa abandonada uma bolsa com 338 papelotes de uma substância análoga a maconha. O entorpecente apreendido foi encaminhado para a Unidade Integrada Pará Paz (UIPP), da Terra Firme, onde foi apresentado para a autoridade de plantão.
Em outra ocorrência realizada no final da tarde na avenida Assis de Vasconcelos, bairro Da Campina, em Belém a equipe foi acionada por um cidadão que informou que havia sido roubado por um suspeito armado, dentro de um ônibus de transporte coletivo. Durante as buscas, o suspeito foi localizado e com ele os agentes encontraram, além dos objetos roubados, um simulacro de arma de fogo.
Todos os envolvidos e os objetos recuperados foram levados para a Seccional Urbana de São Brás, para as providências cabíveis.