Foi realizado na manhã desta sexta-feira (1), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Belém, a solenidade alusiva à aula inaugural do VI Curso de Cinotecnia da PM, coordenado pelo Batalhão de Ação com Cães (BAC).
O evento, presidido pelo Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Marcelo Ronald, do Comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Coronel Araújo, e do Tenente-Coronel Sullivan, Comandante do BAC e anfitrião do evento. Além de outros oficiais e praças da Corporação. A aula inaugural foi ministrada em forma de palestra pelo Tenente-Coronel Parizotto, Coordenador do Serviço de Cinotecnia do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
Com vinte e cinco policiais militares, oriundos de diversas unidades da capital e do interior do Estado, além de membros das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, o curso iniciou com o objetivo de aperfeiçoar a capacitação dos agentes que atuam na modalidade de policiamento com cães e será finalizado no dia 17 de outubro, contando com uma carga horária de 325 horas de 18 disciplinas, 3 palestras e uma viagem de estudo ao Distrito Federal.
“Essa capacitação além de importante e necessária para preparar os agentes para atuar em parceria com os cães, pois os animais estão desempenhando um papel cada vez mais importante nas ações da nossa corporação. Hoje temos cães adultos atuando na busca de narcóticos, na detecção de explosivo, guarda e proteção empregada nas Praça Desportiva, cães de CDC, Controle de Distúrbio Civil, e também os cães de cinoterapia que é outra vertente do nosso trabalho, onde nós levamos o cão para visitar pacientes de hospitais”, explicou o Tenente-Coronel Sullivan.
“No Brasil, nós demoramos a perceber a importância da Cinotecnia, ela começou a ganhar importância após diversos acidentes ambientais, onde o cão mostrou sua eficiência. Hoje diversas instituições militares estão realizando novos cursos para formar novos profissionais para atuar em parceria com os cães. Por isso eu atravessei o país para estar aqui para falar sobre a Cinotecnia e contribuir com a formação dos novos técnicos da Polícia Militar”, finalizou o Coordenador do Serviço de Cinotecnia do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Tenente-Coronel Parizotto.