Foi realizado na manhã desta quinta-feira (07), na avenida Presidente Vargas, em Belém, um desfile cívico militar para celebrar a solenidade alusiva ao 201⁰ aniversário da Independência do Brasil. O tradicional desfile da Independência contou com a participação de tropas das Forças Armadas, escolas públicas e particulares e instituições religiosas.
A Polícia Militar do Pará foi representada no palanque de autoridades pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, o Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Marcelo Ronald, entre outros Oficiais e Praças da Corporação.
A PM participou da solenidade com uma tropa representativa composta por militares de diversas unidades como o Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Corpo Militar de Saúde (CMS) . Durante o desfile a PM também demonstrou o seu Grupamento Motorizado que é composto por veículos usados na corporação para realizar diversas modalidades de policiamento, treinamento, voltados para serviços e atendimento de saúde direcionado para a tropa, evidenciando a modernização estrutural voltada à oferta de segurança pública com qualidade. O público pode conhecer tanto os veículos utilizados no policiamento diário como o motopatrulhamento, rádio patrulhamento e viaturas do policiamento ordinário, quanto os veículos utilizados em ações especializadas como o Simulador de Tiro da PM e a carreta do Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar ( PASPM).
Outro fator importante para a corporação militar paraense foi a apresentação de alunos do Programa de Supervisão Militar Educacional,(SUME), o programa é uma ação permanente criada em 2018 e atualmente possui dez escolas conveniadas, três delas, as escolas Padre Pietro Gerosa, do bairro do Aurá, escola Laércio Wilson Barbalho, do bairro do Curuçambá, ambas do município de Ananindeua, e a escola Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém, participaram do desfile.
"Hoje participamos da solenidade de 07 de setembro um dia muito importante pra nossa nação é quando se comemora a independência do Brasil e esse desfile marca justamente a integração, a sinergia das Forças Armadas, com as Forças Auxiliares, no caso a PM, o Corpo de Bombeiros Militar e a demais instituições que compõem o sistema de segurança pública. Momento de reverenciar nossos símbolos nacionais, nossa bandeira, enfim, toda a pujança da nossa nação e marcando a união da população brasileira em prol do futuro do nosso país", finalizou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.