A Polícia Militar do Pará realizou, nesta sexta-feira (22), homenagem póstuma em memória de Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura, o Coronel Fontoura (Patrono da Corporação), e dos demais militares, heróis da Guerra de Canudos, no cemitério municipal de Santa Izabel, no bairro do Guamá, em Belém.
Sob a coordenação do Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, oficiais e praças da PM participaram da cerimônia, que é realizada anualmente e integra o calendário oficial das comemorações pelo aniversário da PMPA, que no próximo dia 25 de setembro comemora 205 anos de história.
Após ser recebido por uma guarda de honra, formada por militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont), o Coronel Dilson Júnior seguiu até o memorial, em homenagem aos militares mortos em Canudos, e fez a aposição de uma coroa de flores no túmulo do Patrono da PMPA.
Durante a solenidade, foi realizado um minuto de silêncio em memória dos policiais militares mortos no exercício da função, foi entoada a canção de PM e executada a tradicional salva de tiros pela Guarda Fúnebre. A cerimônia foi encerrada após um momento de reflexão, proposto pela Capelania da PM, e últimas homenagens ao Coronel Fontoura e demais heróis da Guerra de Canudos, em 25 de setembro de 1987.
"Que todos nós possamos, na nossa atividade diária, lembrarmos sempre do legado deixado pelo Coronel Fontoura e por esses heróis, muita das vezes anônimos, que tombaram em prol da nossa Corporação e da nossa comunidade", frisou o Comandante-Geral da PM.