Começou hoje (22) o período de inscrições do concurso público para admissão ao Curso de Formação de Praças (CFP) e ao Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Polícia Militar do Pará. A abertura dos editais havia sido divulgada pelo Governo do Estado na última quarta-feira (20) e publicada oficialmente no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao todo, 4.400 vagas são disponibilizadas, entre as carreiras de praça e oficial da Corporação.
O concurso supera o anterior no número de vagas ofertadas, tornando-se o maior concurso público da história da PMPA. Entre as novidades, o certame traz a ampliação do número de vagas para o público feminino, que anteriormente era 10% e passou a ser no percentual de 20%. Isso representa um avanço para a Instituição, evidenciando a valorização cada vez maior da presença da mulher na Corporação.
As vagas serão divididas da seguinte forma: 4 mil para o CFP, que requer como um dos requisitos para ingresso o ensino médio completo, das quais 3.200 se destinam para o público masculino e 800 para as mulheres. Já as 400 vagas do CFO, cuja graduação exigida é a Bacharelado em Direito, são disponibilizadas 320 para o sexo masculino e 80 para o feminino. Além disso, para ambos os cargos é necessário ter entre 18 e 30 anos, possuir carteira de habilitação na categoria “B” e ter altura mínima de 1,60m para os homens e 1,55m para mulheres.
Os certames serão realizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições podem ser feitas no site da banca e vão até o dia 13 de outubro para o CFO, e 17 de outubro para o CFP. O valor das inscrições é de R$109,22 para cargo de praça e de R$127,00 para oficial. As provas estão previstas para ocorrer em dezembro, sendo que dia 10 será para o cargo de oficial e dia 17 para o de praça.
A realização dos concursos faz parte da estratégia do Governo para a segurança pública, que envolve uma série de investimentos em capacitações, aumento da frota, aquisição de armamentos, etc. Desde 2019, o Pará vem diminuindo os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e, com a chegada de mais policiais, a PM terá condições de dar continuidade ao serviço de qualidade que vem sendo prestado.
Além disso, o provimento de novos agentes visa estruturar a Corporação para os eventos que ocorrerão no Estado por ocasião da Conferência Anual das Nações Unidas para o Clima (COP-30), prevista para 2025.
Concurso Anterior:
O último concurso público da PMPA foi iniciado no ano de 2020 e ofereceu 2.405 vagas, sendo 2.310 para praças e 95 para oficiais, porém, em 2022 foram convocados mais 732 candidatos, totalizando 3.137 alunos em formação.
Para mais informações, acesse: