Na madrugada do último domingo (24), policiais da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (30ª CIPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional V (CPR V), efetuaram a prisão de um suspeito por tráfico e porte ilegal de munições, em Santana do Araguaia, sudeste paraense.
A prisão ocorreu após a guarnição receber informações sobre supostos disparos de arma de fogo ocorridos nas proximidades de um estabelecimento da região. Os agentes se deslocaram até o local indicado, onde identificaram um homem visivelmente nervoso abraçando uma mulher, a qual aparentava estar desconfortável com a situação. Abordados, a mulher afirmou que não conhecia o sujeito e que ele havia abraçado após a chegada da polícia. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram com o mesmo dois papelotes plásticos contendo uma quantidade indeterminada de cocaína e uma cartela de munição calibre 38, notando etiquetas de preços que indicavam uma possível comercialização das munições.
Além disso, o suspeito estava próximo de sua motocicleta, e uma busca no veículo revelou a presença de mais seis embalagens plásticas contendo substância entorpecente, semelhante à cocaína, escondidas no veículo. Quando questionado sobre a posse das munições e dos disparos nas imediações do estabelecimento, o suspeito alegou que estava vendendo as munições no local, pois alguém havia encomendado e combinado de encontrá-lo ali. No entanto, negou qualquer envolvimento com os disparos.
Os policiais também indagaram sobre a posse dos entorpecentes, no qual o suspeito admitiu que estava envolvido na venda delas e que guardava o restante das munições e drogas em sua casa. Com isso, os agentes o acompanharam até a casa, onde, após autorização dos responsáveis do abordado, realizaram buscas e foram encontradas várias munições de diferentes calibres, incluindo calibre .38, calibre .22 e calibre .380, armazenadas em caixas separadas.
Além das munições, dentro de um guarda-roupa foram localizadas sete embalagens plásticas contendo substância semelhante à cocaína, uma barra de substância entorpecente semelhante à maconha e outras sete porções menores da mesma substância. Também foi encontrado dinheiro em espécie, embalagens plásticas e outros objetos.
O suspeito e todos os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, para realização dos procedimentos legais pertinentes.