Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (4), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), reunião para alinhar as estratégias de policiamento para a 231° edição do Círio de Nazaré, uma das maiores festas católicas do mundo.
Estiveram presentes o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Neves, o comandante de Policiamento da Região Metropolitana de Belém (CPRM), coronel Mariúba, o subcomandante de Policiamento da Capital I (CPC I), coronel Marcelo Mangas, além dos demais oficiais que atuarão na ação.
A PM contará com um efetivo de 7.004 policiais militares, oriundos de unidades operacionais e administrativas da Região Metropolitana de Belém, para atuar no evento e garantir a segurança dos romeiros, com atenção às áreas que absorvem, direta e indiretamente, os efeitos do deslocamento e da concentração do público.
De forma mais específica e pontual, o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), reforçará as ações para assegurar a tranquilidade dos romeiros no trajeto da Basílica de Nazaré até a Igreja Matriz de Ananindeua. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) atuará em conjunto com os agentes de trânsito na organização e bloqueio de vias. E, por fim, o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) irá assegurar a segurança dos romeiros e visitantes que frequentarão a praça Santuário, parque de diversões e arredores, através do policiamento ostensivo a pé e motorizado.
"Nosso dever em um evento desses, que provavelmente atinge mais de dois milhões de pessoas, é fazer valer a credibilidade que a sociedade tem na Polícia Militar. E é o que a gente vem alcançando a cada mês. Números de redução surpreendentes que têm aumentado a credibilidade da população” afirma o chefe do DGO, Coronel Neves.