Na tarde da última quinta-feira (05), a Polícia Militar esteve presente na cerimônia de entrega do Prêmio Inova Servidor, que ocorreu na sede da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em Belém. O evento teve como finalidade fomentar a cultura da inovação no âmbito da Administração Pública estadual, por meio da implementação de projetos facilitadores dos processos utilizados enquanto ferramentas de gestão.
Representaram a Instituição o tenente-coronel Ildefonso Gonçalves Hannemann, a major Iveda Milena Lima, a capitã Patrícia Brandão Ribeiro e o voluntário civil Cristiano Souza de Carvalho, todos do Estado Maior da PM.
Nesta quarta edição foram submetidos 39 projetos, inscritos nas categorias “Projetos Inovadores em Processos na Administração Pública” e “Projetos Inovadores em Serviços na Administração Pública”, os quais foram avaliados por um painel de jurados, que enfatizaram as pessoas envolvidas nos projetos e a utilização eficiente de recursos públicos.
A proposta da Polícia Militar abordou a criação de um sistema de coleta de dados online para melhorar a gestão da saúde na esfera da Instituição. Através da coleta e análise desses dados, seria possível planejar, controlar e aprimorar os serviços de saúde oferecidos aos policiais militares e, ao mesmo tempo, otimizar os custos e benefícios adicionais para os profissionais da Corporação.
Sobre isso, um dos responsáveis pela criação do código fonte do programa, o voluntário civil Cristiano Souza de Carvalho, explica: “Antes o profissional tinha que preencher uma ficha física de papel ou transcrever através de um formulário online. Agora mudamos o processo. O profissional pode preencher as fichas e ser atendido diretamente no sistema. Além de outras funcionalidades que o sistema tem, como integração de dados, conseguimos unir todos os dados do PAS PM (Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar) do ano todo e gerar relatórios mais rápidos e eficientes. E o sistema funciona offline, não precisa de internet”.
Para a coordenadora do Núcleo de Programas e Valorização do Servidor da Escola de Governança, Carla da Silva Ferreira: “Vale ressaltar que, independente da questão da premiação em valores, a principal questão é mostrar, motivar o servidor e a servidora à desenvoltura do trabalho e, principalmente, a cultura de inovação com políticas públicas que beneficiam o Estado, dentro das práticas diárias. Então, a gente, muitas vezes, não conhece o trabalho desse servidor público, as desenvolturas que ele tem, os serviços que ele presta, os projetos em que ele se insere, então isso é de extrema importância para ser apresentado de forma atuante”.