A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), intensificou as ações preventivas e ostensivas nas praias da ilha de Outeiro, distrito de Belém.
Durante todo o mês de julho, o policiamento na ilha foi intensificado para garantir maior segurança aos moradores locais e visitantes, que recorrem aos balneários e igarapés e, principalmente, às praias da região, que devido à proximidade do centro de Belém, é um dos lugares mais procurados no período de veraneio.
Para evitar a aglomeração de pessoas e o desrespeito às normas sanitárias, a PM e outros órgãos estaduais e municipais de fiscalização atuam de forma preventiva e integrada, em lugares estratégicos da ilha.
Durante os fins de semana, tropas do Comando de Missões Especiais (CME) e de outras unidades da corporação reforçam o policiamento do distrito, que é realizado diariamente por equipes do 26° Batalhão (26° BPM).
Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) e Guarda Municipal de Belém (GMB) também intensificam as ações preventivas nas principais vias de acesso às praias da ilha. Enquanto isso, equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuam diretamente nas praias, próximo aos banhistas, para evitar afogamentos e outros acidentes.
Um posto do Centro Integrado de Comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) foi instalado na Praia Grande de Outeiro e de acordo com o comandante do 26° BPM, tenente-coronel Cesar Magno, trouxe resultados positivos. "Estamos na última semana de julho e, até o momento, não registramos ocorrências violentas. Isso é fruto do trabalho preventivo e de rígida fiscalização em toda a ilha", garantiu o oficial.