O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) encerrou, nesta sexta-feira (3), as instruções da terceira turma da "Capacitação em Primeira Intervenção em Crises", ocorrida na sede da Unidade, em Belém.
Participaram da qualificação profissional militares dos Comando de Policiamento I e II (CPC I e II), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e Comando de Policiamento Especializado (CPE).
A matriz curricular enfatizou instruções de Gerenciamento de Crises, Terrorismo, Primeira Intervenção com Explosivos, Noções de CQB (Combate em ambiente confinado ou à curta distância) e Primeira Intervenção em Busca e Captura em área rural. O objetivo da capacitação é nivelar os conhecimentos dos policiais do serviço ordinário, demonstrando procedimentos técnicos e táticos a serem adotados em ocorrências de grande magnitude e risco.
Segundo o Major Rocha, Comandante do BOPE, que esteve à frente das instruções, auxiliado pelo 2° tenente J. Alves, "a previsão é formar oito turmas, ainda no ano de 2023, tendo como meta habilitar cerca de 240 Policiais Militares, oriundos do CPC I e II, CPRM, CPA e CPE. Em especial, tem-se como foco a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), evento internacional sobre o meio ambiente, que acontecerá, em novembro de 2025, na capital paraense".
Isso evidencia a preocupação institucional em qualificar o efetivo para lidar com situações de crise em diversos níveis. O BOPE tem atuação em todo o Estado, com uma tropa especializada e que é referência, em especial no combate em áreas rurais. Com a capacitação, a PM alinha o atendimento de ocorrências com os parâmetros legais referentes aos direitos humanos, preservação de vidas e patrimônio da sociedade paraense.