Na manhã desta segunda-feira (13), foi realizada a formatura do I Curso de Prevenção Ativa (CPA) - 2º ciclo, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro Parque Guajará, em Belém. A capacitação foi coordenada pelo Centro de Capacitação em Prevenção (CCP), subordinado à Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH).
Durante o curso foi realizada a capacitação dos agentes com conhecimentos e práticas voltados ao policiamento de proximidade, nos níveis operacional, tático e estratégico da Instituição, para compreender, planejar, realizar, controlar e avaliar as ações policiais preventivas. No total, 55 policiais, entre oficiais e praças, foram capacitados, tendo sido submetidos a instruções diversas, divididas em 80 horas/aulas, que compreendeu 7 disciplinas.
O evento contou com a presença do chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, Coronel Ronald, que presidiu o evento, além de outros oficiais, praças e familiares dos formandos.
“É uma satisfação mais uma vez estar aqui presente para fecharmos mais uma capacitação. Tivemos recentemente aprovado no Senado Federal, a lei da organização básica das polícias militares do Brasil. E em um dos seus artigos fala sobre orientar as polícias militares a trabalharem com prevenção, sobretudo utilizando o policiamento comunitário, que é uma prática necessária nas polícias militares do Brasil. Vale lembrar que nós, na Constituição Federal, temos como missão a preservação da ordem pública. E ordem pública não é só segurança pública. A ordem pública é muito mais abrangente, abarcando três aspectos, e a segurança pública é um desses aspectos”, afirmou o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ronald.