Foi realizado na manhã desta terça-feira (14), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), o segundo e último dia do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) em Belém.
O conselho reuniu 13 comandantes-gerais das PMs do Brasil e teve como missão, a atuação em conjunto de todos os comandantes, visando o fortalecimento e a articulação dos sistemas de segurança pública, defesa social e civil brasileira; e ainda, por atributos a transferência de conhecimento, interlocuções e debates no campo da segurança pública e áreas correlatas.
Na ocasião, o comandante-geral da PMPA recebeu algumas homenagens, dentre elas a medalha “Alferes Tiradentes”, das mãos do subcomandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, Coronel Carlos Rolemberg e uma condecoração das mãos do comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel André Henrique.
Na oportunidade, o comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, realizou uma apresentação completa sobre o panorama atual da Polícia Militar do Pará, onde foram abordados temas como: História da Região Norte, Dados Estatísticos Gerais do Estado, Economia Paraense, Departamentos Estratégicos da Instituição, Efetivo Policial, Carreira Militar, Garantias, Premiações, Formação, Aperfeiçoamento, Armamentos, Novas Tecnologias, Concursos, Construções e Dados Indicadores da Criminalidade no Estado.
Também na oportunidade, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Policias Militares, Coronel Coutinho, apresentou o balanço completo da Operação “Força Total”. Em linhas gerais, a operação contou com um efetivo de 61.173 policiais e 22.431 viaturas nos 26 Estados mais o Distrito Federal. Ao todo, foram realizadas mais de 196.510 abordagens, onde foram efetuadas mais de 335 prisões em flagrante, 254 termos circunstanciados de ocorrências (TCO) e 58 adolescentes apreendidos. Também foram apreendidas 103 armas de fogo, 1.707 apreensões de drogas, além de 133 veículos recuperados.
E para fechar o evento, duas grandes empresas do mercado bélico, realizaram uma exposição completa de seus materiais para a apreciação dos comandantes, sendo elas a empresa (MKU), conhecida por sua experiência no fornecimento de soluções balísticas avançadas, e a empresa (EBTS), Empresa Brasileira de Treinamento e Simulação.