A Polícia Militar do Pará realizou na manhã desta quarta-feira (22), mais uma instrução para os 30 alunos do I Curso de Instrutor de Tiro Policial Militar. A aula ocorreu no estande de tiro “Ranger Master” em Belém.
A instrução teve como objetivo demonstrar para os alunos as causas e os efeitos em diferentes tipos de alvos, utilizando as mais diversas munições e armamentos da instituição.
“Hoje realizamos os ensaios, relativos à balística terminal ou balísticas dos efeitos, em vários objetos, sendo eles: gelatina balística, argila, vidros laminados, coletes balísticos, capacete balístico, escudo balístico dentre outros. O objetivo é verificar a questão dos ricochetes e das especificações técnicas do que um projétil pode ter como consequência em meio a um teste desta natureza. Nós utilizamos vários armamentos, dentre eles a Calibre 7.62, Calibre 308 Winchester, Calibre .40sw, Calibre 9mm e calibre 12mm Gauge.” destacou o Tenente-Coronel Rayol, Coordenador do Curso e Instrutor de Tiro.
“Ontem os alunos tiveram a parte teórica desta disciplina e hoje estão realizando a parte prática da balística aplicada. Nesta aula, demonstramos os efeitos de disparos de arma de fogo, ocasionados em certos ambientes, em certas estruturas, sendo elas: vidro para-brisa, capô de carro, gelatina balística dentre outros. O objetivo é demonstrar para os alunos um pouco de como os projéteis se comportam em ambientes distintos e em estruturas variadas.” explicou o 1º Tenente Ribeiro - Instrutor do Curso.