A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), realizou mais uma edição da operação ''Fechando o Cerco''. A ação foi realizada na tarde desta sexta-feira (24), nas áreas do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), no Portal da Amazônia, no Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), no bairro do Tapanã, e no Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), na Av. Arterial 18, próximo ao Ginásio Abacatão, além dos 144 municípios do Pará. A missão teve como objetivo intensificar as ações de policiamento ostensivo, com base no atendimento de denúncias e no levantamento dos índices criminais.
A operação contou com diversas modalidade de policiamento, juntando várias operações em uma só, dentre elas a operação “Bloqueio”, com barreiras para fiscalização de veículos; policiamento em pontos considerados estratégicos, por meio da operação “Polícia Mais Forte”, e incursões realizadas pelo motopatrulhamento, sobretudo em áreas consideradas críticas.
Para o Coronel Neves, chefe do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar do Pará (DGO), a operação busca a redução ainda maior dos índices de criminalidade em todo o Pará: “A operação “Fechando o Cerco”, assim como toda a operação da PMPA, tem como objetivo coibir os crimes em nosso Estado, visando aumentar a sensação de segurança para a nossa sociedade. Hoje, estamos realizando a terceira edição desta missão, utilizando aproximadamente mil viaturas e trezentas motocicletas em todos os 144 municípios do Pará. Todas as unidades da PMPA estão fazendo parte desta operação, sendo elas o Comando de Missões Especiais (CME), o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e o Comando de Policiamento Especializado (CPE), além de todos os outros COINTs da PMPA.”
Para o Coronel Orlandino, comandante do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), a operação é fundamental para criar uma sensação de tranquilidade para a população. “A operação Fechando o Cerco tem como objetivo aumentar a presença policial militar na capital e região metropolitana. Ela é uma operação que acontece simultaneamente nos 144 municípios do Estado, onde conseguimos colocar o nosso efetivo “full” (completo), nossa força total, com isso, conseguimos dar uma noção de recobrimento nas áreas bem melhor através do policiamento ostensivo direcionado. Aqui no CPC II, o policiamento ocorrerá nos quatro batalhões de nossa área, sendo eles o: 24º BPM, 25º BPM, 26º BPM e 10º BPM, unidades estas que cobrem as regiões de Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro, Cabanagem, Bengui, Pratinha dentre outras”.