Foi realizado na manhã desta terça-feira (28), no Portal da Amazônia, em Belém, a solenidade alusiva ao 6º aniversário de criação do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I).
Estiveram presentes no evento, o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ronald, o Corregedor-Geral, coronel Ricardo André, o chefe do Departamento-Geral de Administração, coronel Magela, o chefe do Departamento Geral de Operações, coronel Neves, além de outras autoridades civis e militares.
Na ocasião, foram concedidas as medalhas “Láurea do Mérito Pessoal” aos policiais que prestaram relevantes serviços à corporação. Também foram reconhecidas com o certificado “Amigo do CPC I”, as autoridades militares, civis e da comunidade, que possuem estreita parceria com o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I).
Para o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ronald, o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) é um orgulho imensurável para a PMPA. “A anos atrás, infelizmente, 70% dos índices criminais de nosso estado vinham da capital. Porém, a partir do comando de nosso comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, esses indicadores reduziram significativamente. Hoje, Belém está entre as sete cidades mais seguras do Brasil. Diante disso, Gostaria de desejar, nesta data tão especial, os parabéns a toda a tropa do CPC I, que tem correspondido a altura os anseios da sociedade, no que tange a redução dos índices de criminalidade na capital paraense.”
Para o coronel Getúlio, Comandante do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), apesar do aniversário ser do comando, quem ganha o presente é a sociedade paraense: “Três certezas estão muito claras hoje, para nós do CPC I, a primeira, são os avanços que alcançamos nos últimos anos, avanços em equipamentos, armamentos, viaturas, valorização, remuneração, capacitação, cursos, dentre outros. A segunda é a redução da criminalidade pelo quinto ano consecutivo, levando nosso estado a ser considerado uma das capitais mais seguras do Brasil. A terceira é que nós precisamos fazer ainda mais, pois temos todas as condições para isso. Nesta data tão especial, quero agradecer aos nossos policiais, sendo eles oficiais e praças, voluntários, às liderança comunitárias, a imprensa e a todos que fazem parte, direta ou indiretamente da nossa PMPA.”
Para o comandante do 1º BPM (Batalhão mais antigo do CPC I), Coronel Tanner, foi um privilégio participar como comandante da tropa que desfilou em homenagem ao aniversário CPC I: “Uma satisfação muito grande, para mim, poder fazer parte desta história, desfilar nesta data tão especial, alusiva ao 6º aniversário de criação do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e ainda por cima, ser o atual comandante do 1º BPM, conhecido como Batalhão Grão-Pará, por toda sua história."
História do CPC I: Em 16 de julho de 1979, a título provisório, o Comando de Policiamento da Capital foi criado pela portaria nº 017/79, assinada pelo comandante-geral da época, Coronel QOPM Geraldo de Arruda Penteado, atendendo a todos os bairros da capital paraense. Já em 1994, em função do crescimento da região metropolitana, foram inseridos na circunscrição daquele grande comando os municípios de Ananindeua e Marituba, passando a ser denominado de “Comando de Policiamento Metropolitano”, por meio da portaria nº 001/94, assinada pelo Coronel QOPM Cleto José Bastos da Fonseca, comandante-geral à época.
Em 31 julho de 2006, o decreto governamental nº 2.362, ativou novamente o Comando de Policiamento da Capital, ocasião em que foram criados outros comandos intermediários, todos com circunscrições delimitadas e missões definidas, tais como: planejar, supervisionar, coordenar, controlar, fiscalizar e executar as atividades de gestão e política de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Até que em 30 de março de 2017, por meio do decreto nº 1.735, o Comando de Policiamento da Capital foi extinto, dando origem ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e Comando de Policiamento da Capital II (CPC II).
O CPC I tem em sua circunscrição 27 (vinte e sete) bairros da grande Belém, divididos entre 05 (cinco) batalhões de área e 01 (um) batalhão de recobrimento predominantemente motociclístico, responsáveis pela prestação de segurança pública por meio do policiamento ostensivo fardado, beneficiando mais de um milhão de habitantes. A unidade conta com 2.415 policiais militares, distribuídos em sua sede e nos batalhões subordinados, os quais mantém o policiamento ostensivo e preventivo da capital paraense, pautado sempre na doutrina de policiamento comunitário, buscando a humanização através da proximidade com a sociedade e por meio do emprego da tropa através do policiamento direcionado e da repressão qualificada.
Os batalhões que compõem o CPC I, com suas respectivas datas de criação são eles: 1° BPM, criado em 06 de dezembro de 1982; 2° BPM criado em 14 de novembro de 1993; 20º BPM criado em 01 janeiro de 2005; 27º BPM criado em 28 agosto de 2018; 28º BPM criado em 01 janeiro de 2018; e o mais recente batalhão, o 37° BPM, criado em 25 de novembro de 2022.
Encerrando a solenidade, foi realizado o desfile militar em continência ao chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ronald.