Uma reunião entre a Polícia Militar do Pará e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), debateu diversos aspectos acerca da apresentação do projeto "Caminhos", que foi idealizado pelo gabinete do Comando Geral da PM e tem como objetivo principal, capacitar familiares de policiais militares, por meio de cursos profissionalizantes que serão ofertados por entidades dos setores público e privado em diversos municípios da Região Metropolitana de Belém e interior do Estado.
A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) e contou com a participação de oficiais de várias unidades.
Na ocasião, os militares puderam tirar dúvidas e conhecer mais a respeito do novo projeto que ainda está em fase de construção junto à Sectet. O projeto Caminhos surgiu diante da necessidade de prover novas alternativas de sustento e de complementar o orçamento familiar de policiais militares.
De acordo com o Assistente do Comandante-Geral, tenente-coronel Mauro Martins, a partir da assinatura do termo de cooperação técnica com a Polícia Militar, a Sectet disponibilizará o catálago de cursos que estarão disponíveis para serem implementados em nove municípios abrangidos pelo projeto.
Até o momento Ananindeua, Belém, Barcarena, Castanhal, Capanema, Parauapebas, Redenção, Santarém e Marabá já fazem parte do projeto, que poderá ser estendido para outros municípios.
"A Sectec estará disponibilizando, nos próximos dias a relação dos cursos de acordo com a faixa etária e carga horária e, após a assinatura do termo de cooperação técnica, as duas entidades trabalharão na implementação das demandas existentes, frisou o tenente-coronel Mauro Martins. Ainda de acordo com o oficial, serão ofertados cursos de formação inicial e continuada de curta e média duração além de cursos técnicos.
O Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, destaca que apesar dos cursos serem oferecidos preferencialmente para os familiares dos militares, também serão disponibilizadas vagas para uma parte da população civil. “A Polícia Militar exerce, hoje, um protagonismo social muito forte, ela é referência na área da segurança e no aspecto social, auxiliando constantemente a população nas comunidades. Isso é algo que já fazemos naturalmente e agora vamos institucionalizar essas ações por meio da disponibilização de cursos que, com certeza, irão mudar a vida de muitas pessoas”, ressalta o oficial.
Inscrições
Os familiares dos policiais interessados em participar dos cursos, devem procurar o batalhão mais próximo para realizar sua inscrição no projeto Caminhos. Os batalhões serão encarregados de organizar, inscrever e encaminhar as demandas para o Gabinete do Comando Geral. O início dos cursos deve ocorrer somente em janeiro de 2021, por conta da pandemia da Covid-19.
Cursos de formação inicial e continuada:
- Artesanatos
- Porteiro e Vigia
- Barbeiro, Cabeleleiro
- Manicure e Pedicure
- Operador de caixa
- Recepcionista
- Decoração
- Cozinheiro
Cursos Técnicos:
- Eletricista
- Mecânico de carro leve
- Mecânico de motores a diesel
- Mecânico de refrigeração e climatização residencial
- Montador e reparador de computadores
- Operador de empilhadeira
- Eletrônica automotiva
- Torneiro mecânico
- Eletricista industrial