Foi realizado, entre os dias 20 e 30 de novembro, em Brasília, Distrito Federal, o Curso de Formação de Multiplicadores de Polícia Antirracista. Polícias Militares de todo o Brasil enviaram representantes para o participar da qualificação, que ocorreu nas dependências do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Polícia Militar do Pará foi representada pelo Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da Corporação, o coronel Francisco Raimundo Souza Ferreira Júnior. O curso teve carga horária de 80 horas/aula e contou com a participação de 37 policiais, oriundos da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal de todos os Estados da Federação.
Com a conclusão da capacitação, os discentes estão habilitados para identificar métodos para o enfrentamento da criminalidade e violência contra grupos étnico-raciais, bem como conhecer as implicações jurídicas de comportamentos racistas.
A participação da PM no curso denota a importância que a Instituição confere à concretização dos direitos fundamentais de todos os cidadãos.