Na última sexta-feira (01), policiais militares do 41º Batalhão de Polícia Militar (41° BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional I (CPR I), realizaram a apreensão de 109 animais silvestres, da família dos quelônios (tartarugas e jabutis), em Terra Santa, região do Baixo Amazonas.
A ação ocorreu depois que a guarnição recebeu denúncia anônima sobre transporte ilegal de animais. A guarnição deslocou até o local para apurar os fatos e abordou um homem, que trafegava numa motocicleta sem placa. Com ele foram apreendidos dois sacos contendo quelônios, além de materiais específicos para a captura dos animais.
Durante o procedimento visualizaram outro indivíduo, tambem numa motocicleta sem placa que, ao ver a guarnição, abandonou a moto e dois sacos com espécimes da mesma família dos encontrados com o primeiro suspeito.
Que foi solicitado apoio de agentes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA), que constataram haver 101 quelônios da espécie Podocnemis Sextuberculata (Iaça ou pitiú) e 09 da espécie Podocnemis unifilis (tracajás). Além disso, foram apreendidas 02 motocicletas sem placa e uma rede de pesca.
O suspeito, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado para a Unidade Integrada Pró-Paz do município para a realização dos procedimentos cabíveis.