Nesta sexta-feira (15), ocorreu o lançamento da 2ª edição da Operação Força Total das PM do Brasil. A ação compreendeu o período de 07h às 19h, e teve o escopo de ampliar a ostensividade das tropas e demonstrar a capacidade operativa e de articulação das polícias militares em todos os 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.
A Operação, idealizada na última reunião do Colegiado do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), objetivou promover a segurança pública no Estado do Pará, através do policiamento ostensivo, com emprego de efetivo das diversas unidades da PMPA, tanto na capital como nos municípios do interior do Estado, junto com os demais órgãos integrados, visando a segurança da população.
Desencadeada simultaneamente em todo o Estado, a ação buscou, ainda, garantir a ordem pública por meio da realização de abordagens, blitzes nas vias de maior movimentação, principalmente nas áreas identificadas como de maior incidência de crimes, conforme mancha criminal. O incremento de efetivo de policiais militares nas ruas reflete na ostensividade e na consequente prevenção à ocorrência de ilícitos.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, que esteve à frente do lançamento da operação no Comando Geral, na Avenida Augusto Montenegro, reforçou a importância das abordagens e ações de presença na contínua redução dos crimes violentos letais intencionais, além de outros delitos.