O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, visitou, na manhã desta quarta-feira (20), as instalações da nova sede da Corregedoria-Geral da PMPA, na avenida Almirante Barroso, em frente ao 2º Batalhão de Infantaria de Selva.
O novo prédio, que será inaugurado no dia 23 dezembro de 2023 e abrigará a sede da Corregedoria-Geral e o Centro de Inteligência da PMPA, oferecerá melhores condições de trabalho para atender aos cidadãos que busquem os serviços destes setores.
Para o Comandante-Geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, o novo prédio dará mais dignidade a todos, “O objetivo da nova Corregedoria é trazer mais dignidade, não só para os policiais que trabalham neste departamento, mas também para a população que procura a Corregedoria, para eventualmente fazer algum tipo de denúncia contra possíveis desvios de conduta de algum militar. Nossa Corregedoria terá um melhor acesso, sendo um local mais acessível, com facilidade de acesso a ônibus e vans, em plena Almirante Barroso, na entrada da cidade.”
Para o Corregedor-Geral da PMPA, Coronel Ricardo André Bilóia da Silva, o novo prédio é um marco histórico para a Instituição, "O novo prédio da Corregedoria-Geral é mais adequado e com melhor estrutura para abrigar os setores internos correcionais, entre eles as seis comissões de Corregedoria dos COINT's da capital e região metropolitana, quatro comissões processantes, divisões, seis seções administrativas, além da Companhia de Ronda Disciplinar Ostensiva e do serviço de Plantão de Polícia Judiciária Militar.”
Já para o coronel Wagner Andrade, Diretor de Apoio Logístico da PMPA (DAL), a obra trará uma economia significativa para a Corporação, “Essa obra é muito importante para a PMPA, porque vai sediar tanto a nossa Corregedoria-Geral, como o Centro de Inteligência. Assim, iremos economizar aproximadamente 400 mil reais por ano, dinheiro esse que antigamente era gasto com aluguéis para essas sedes. Diante disso, teremos, agora definitivamente, a nossa nova casa, que poderá atender com mais qualidade e eficiência quem a procurar. A entrega do novo prédio será no dia 23 de dezembro de 2023, às 11 horas da manhã, com a presença do excelentíssimo governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho.”
A Corregedoria da Polícia Militar do Pará é o órgão responsável por fiscalizar e investigar desvios de condutas de policiais militares, garantindo a transparência, a ética e a legalidade dentro da Corporação. A função é crucial para manter a integridade e a confiança da sociedade na Instituição policial.
A atuação do setor envolve a apuração de denúncias de mau comportamento, abuso de poder, corrupção, violência desnecessária e qualquer outra conduta irregular por parte dos membros da Corporação. O objetivo principal é garantir que os policiais ajam de acordo com os princípios éticos e legais, além de promover a prestação de serviços de qualidade à comunidade.
Essa divisão da polícia desempenha um papel fundamental na manutenção da ordem interna, não apenas punindo condutas impróprias, mas também prevenindo futuros desvios de conduta. A transparência e a imparcialidade são valores essenciais para assegurar que a Corregedoria cumpra o papel de forma eficaz, fortalecendo a relação de confiança entre a polícia e a população.