Uma operação do Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX) resultou na apreensão de mais de 2.700 pés de maconha no município de Moju, nordeste do Estado. Durante a ação, que iniciou na madrugada desta segunda-feira (10), a PM prendeu duas pessoas suspeitas de tráfico de drogas, além de apreender três armas de fogo, uma motocicleta e objetos utilizados para o plantio e cultivo da erva.
Por meio do Núcleo Regional de Inteligência de Abaetetuba, os militares descobriram que alguns terrenos da comunidade Boa Esperança estavam sendo usados para o plantio irregular da cannabis. De acordo com o levantamento, duas localidades da zona rural de Moju estariam sendo utilizadas na prática delitiva.
Os militares do Grupamento Tático Operacional (GTO), 8º Companhia independente de Polícia Militar (8ª CIPM), Policiamento Rural e Guarda Municipal montaram um esquema de atuação para chegar até o local. O primeiro plantio foi encontrado no KM 50 da Vicinal VII.
Os agentes apreenderam cerca de 500 pés de maconha, além de uma quantidade que precisou ser incinerada no local. Dois homens foram presos suspeitos de tráfico de drogas. A PM apreendeu ainda três espingardas, uma motocicleta, sementes da erva, foices e outros objetos.
Na outra localidade, próximo ao Rio Acará, foram apreendidos mais de 2200 pés de maconha. Um caminhão precisou ser usado pela PM para realizar o transporte da plantação. Outra parte também precisou ser incinerada no local, devido a dificuldade no transporte da quantidade expressiva.
Os suspeitos foram apresentados, juntamente com os pés de maconha, na Delegacia de Polícia Civil do município de Moju para a realização dos procedimentos administrativos cabíveis.