A nova sede Administrativa do Regimento de Polícia Montada (RPMont) está tomando forma rapidamente. Com as obras adiantadas refletindo o compromisso do governo do estado com a modernização e a eficiência operacional da Polícia Militar do Pará. O projeto é mais do que uma simples construção; representa um avanço significativo no suporte logístico e estratégico para as operações da Cavalaria. Com um custo total de R$ 2.187.546,28, a obra teve seu início em outubro de 2023 e tem previsão de conclusão em 6 meses. A empresa responsável pela obra é a OMM Arquitetura e Construção LTDA, empresa com grande experiência em construção de quartéis militares.
Com uma infraestrutura planejada para atender às demandas específicas desse setor, desde áreas de treinamento, contendo um moderno e amplo auditório, locais de gestão administrativa especializada, além de alojamento, refeitório, sala comando, subcomando e estacionamento. A nova sede promete otimizar a atuação desse importante segmento da força policial. A agilidade na execução das obras demonstra o empenho em prover condições ideais para que o regimento de polícia montada continue desempenhando um papel crucial na segurança pública do estado.
“Os investimentos que estão sendo feitos na cavalaria são uma demonstração clara dos investimentos assertivos em cada setor da Polícia Militar. Seja no setor de pessoal, quando ampliamos o efetivo, seja na remuneração salarial, garantindo reconhecimento. Seja na garantia de direitos, garantindo carreira e respeito. Garantimos a renovação dos equinos que compunham a nossa cavalaria. Foram 90 animais, há mais de 10 anos não havia renovação de investimentos. Também entregamos veículos que fazem o transporte desses animais, dentro dos padrões legais”, destacou o governador Helder Barbalho. (Fala realizada em 19 de outubro de 2023, na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da obra.)
“O andamento acelerado desta obra é um motivo de muita alegria para todos nós. Isso demonstra o zelo por parte do governo para com a segurança pública do estado. Durante muitos anos tivemos dificuldades com as condições de trabalho com a nossa tropa, mas o governo do Helder Barbalho virou essa chave e elevou a qualidade, garantido segurança de qualidade à população”, enfatizou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.
“Na prática, o novo prédio irá oferecer melhores condições de trabalho. Será a concretização de um sonho, que estamos esperando há 20 anos. A parte operacional já havia sido concluída, mas faltava o prédio administrativo, com alojamentos, com um local mais apropriado para a tropa se trocar e passar o dia a dia, além de manusear os animais. Com isto, a tropa está muito estimulada e feliz com a concretização deste sonho”, frisou o comandante do RPMont Belém, tenente-coronel Maiquel Rodrigues.
Para o capitão Ramiro, que responde atualmente pelo subcomando da unidade, a nova obra trará mais dignidade para os militares da cavalaria, “A nova sede Administrativa do Regimento de Polícia Montada (RPMont) é uma conquista para todos nós. Agora, nós vamos poder atender com maior qualidade e eficiência nossos policiais, pois teremos um estrutura completa, com várias seções, sala de comando e subcomando, reserva de armamento, alojamento masculino e femilino, auditório, além de um estacionamento amplo.”