A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), iniciou, na manhã da última segunda-feira (08), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), a Capacitação “Conduta de Autoproteção em Duas Rodas”.
A qualificação, que contou com uma carga horária de 20 horas/aula, em princípio, foi direcionada ao efetivo do Motopatrulhamento do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), e teve a participação de 42 policiais militares.
De acordo com o 2º Tenente Carvalho, instrutor da capacitação, e militar efetivo do Batalhão Águia (28º BPM), “aprimorar as técnicas de maneabilidade da motocicleta é o foco, garantindo ao policial militar noções essenciais para o uso do veículo em situações que exijam uma resposta rápida, seja na execução do serviço ou mesmo durante a folga”.
Durante a capacitação, os participantes têm a oportunidade de aprender a operar a motocicleta com excelência em pistas de baixa velocidade, dominando o controle da embreagem e do tempo rotacional do motor, sem depender do uso da embreagem, além de aprimorar as técnicas de frenagem. Um aspecto importante abordado foi a adoção de uma postura ética, legal e técnica no uso da motocicleta, durante o serviço operacional e fora dele.
Para o soldado Talyson, participante da instrução, “as técnicas de maneabilidade e frenagem são de suma importância para o nosso dia-a-dia, não só para o serviço, mas também para a nossa vida particular. Hoje nós estamos treinando o que de fato salva nossas vidas, que é a habilidade de frenagem, crucial num momento de emergência, que exige rapidez e reflexo na execução”.
A capacitação segue até a próxima quinta-feira (11), e a expectativa é que em breve novas turmas sejam iniciadas, evidenciando o cuidado que a Corporação tem com o bem estar e qualidade de vida do efetivo.