A Polícia Militar inaugurou, nesta quinta-feira (13), a sede do 84º Pelotão, unidade subordinada ao 17º Batalhão da Polícia Militar (17° BPM), no município de Rio Maria, região sudeste do Estado. A solenidade de entrega contou com a presença do governador do Estado, Hélder Barbalho, e do comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.
A reforma das instalações é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Rio Maria. O prédio oferece, agora, recepção, salas de comando e subcomando, reserva de armamentos, alojamentos feminino e masculino, almoxarifado, copa e uma sala com tatame.
Dentro da nova estrutura, a sala de instruções receberá as atividades do Projeto Campeões do Futuro, iniciativa da PM em parceria com o Ministério Público, Prefeitura Municipal e OAB – Subseção Xinguara, Prefeitura de Rio Maria. O projeto é voltado ao desenvolvimento de projetos sociais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Além do mais, a reforma do prédio proporciona melhores condições de trabalho aos policiais militares que atuam no município e, consequentemente, aprimora a prestação de serviço para a população local.
Durante a entrega do prédio, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, disse aos militares que vão trabalhar no novo espaço que "o investimento realizado aqui volta para a sociedade como reforço no policiamento. A partir de concursos, podemos iniciar o chamamento de novos servidores que vão trabalhar pela segurança de Rio Maria, nos dias normais e até em grandes eventos regionais".
A nova estrutura também dispõem de alojamentos feminino e masculino. Segundo a deputada estadual Cilene Couto (PSDB), isso garante representatividade. "A mulher está presente na Polícia Militar e tem que ter a atenção devida. Eu conheci as instalações, e elas mostram a preocupação do Estado em garantir a segurança de forma igualitária", ressaltou.
Do ato de entrega participaram prefeitos, vereadores, deputados, bem como o comandante de Policiamento Regional XIII (CPR XIII), coronel Francisco da Nóbrega e o comandante do 17º Batalhão, tenente-coronel Keythson Valente Gaia, que conheceram as instalações da unidade militar.
Histórico
O município de Rio Maria foi contemplado com a presença da Polícia Militar em 1974, com a instalação de um destacamento composto por três policiais militares, e que funcionava em um prédio locado. Em 2012, por meio da Lei Complementar N º 35, de iniciativa do então vereador José Soares Lopes, a Polícia recebeu, por doação, o prédio que passou a ser sede do destacamento, que em 2014 foi elevado à categoria de Pelotão Destacado.
Com informações da Agência Pará.