Nesta quarta-feira (17), um grupo de dez indivíduos foi conduzido, em flagrante, pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes. A ação foi desencadeada por equipes do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), no município de Itaituba, região do sudoeste paraense.
A ocorrência teve início após o Serviço de Inteligência do Comando de Policiamento Regional X (CPR X) receber informações de uma empresa de telefonia, na manhã da última terça-feira (16). Segundo a denúncia, o alarme do estabelecimento havia sido disparado às 01h00, e após buscas no local, funcionários constataram a interrupção do serviço de comunicação, bem como a falta de 500 metros de fio de cobre das redes de telefonia, que haviam sido cortados e subtraídos.
Diante dos fatos, o Serviço de Inteligência repassou para as guarnições de serviço que, um grupo de indivíduos, uniformizados de operários da empresa, poderiam estar subtraindo cabos subterrâneos de linhas telefônicas.
Durante patrulhamento na Travessa 13 de Maio com a Rua Belém, uma equipe policial avistou três indivíduos supostamente realizando manutenção na rede elétrica do local. Ao realizar o procedimento de abordagem, foi constatado que o trio estaria cometendo os delitos, e, com apoio de outras viaturas, os policiais diligenciaram pela área e capturaram mais sete pessoas do mesmo grupo.
Durante revista veicular no caminhão de carga utilizado pelo grupo, foi encontrado um revólver cal .38, com seis munições intactas e uma deflagrada.
Todos os suspeitos, juntamente com o veículo e o material apreendido, foram conduzidos para a 19° Seccional de Itaituba, onde os procedimentos cabíveis foram realizados.
Na Delegacia, um dos presos informou que estavam alojados numa chácara na comunidade Sai Cinza, e que lá estavam seus pertences, bem como cerca de meia tonelada de fios de cobre que haviam furtado na madrugada do dia anterior.
Guarnições da PM e Polícia Civil diligenciaram até a chácara, onde após buscas, foi constatada presença da fiação furtada, além de 32 gramas de material semelhante à maconha, além de 32,08 gramas de substância análoga à cocaína. Seis aparelhos celulares também foram apreendidos. Todo o material foi recolhido e apresentado ao delegado de plantão.