A Polícia Militar do Pará iniciou na manhã da última segunda-feira (15), uma capacitação para militares do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). O aprendizado foi dividido em Técnicas de Abordagem; Atendimento Pré-Hospitalar e Escolta em Duas Rodas para militares do efetivo do motopatrulhamento e Instrução de Tiro para militares do efetivo do 30º BPM e 21º BPM.
A instrução capacitará entre os dias 15 a 22 de janeiro, 42 militares do efetivo do motopatrulhamento, com o objetivo de proporcionar aos agentes conhecimentos teóricos e práticos para execução do policiamento ostensivo, com técnicas e táticas de abordagens, atendimento pré-hospitalar em ocorrências, assim como estratégias em operações de escolta policial.
TÉCNICAS DE ABORDAGEM: Durante a instrução, foram abordados temas como técnicas de aproximação, diálogo e imobilização de suspeitos, além de formas de prevenir e contornar situações de conflito. Os policiais foram treinados para lidar com diversas situações do cotidiano, desde a abordagem de indivíduos em atitudes suspeitas até a resolução de conflitos durante a abordagem.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: Os militares que compõem o Motopatrulhamento do CPRM tiveram instruções de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A instrução focou nas técnicas de APH para execução em ocorrência policial, priorizando as situações corriqueiras que possam acontecer durante o serviço e que necessitem de um atendimento de emergência eficaz. O motopatrulhamento, por natureza, está sujeito a riscos específicos relacionados a acidentes de trânsito e confrontos. A instrução em APH para os motopatrulheiros da PM inclui treinamento em primeiros socorros especializados para lidar com lesões comuns nesse contexto, como fraturas, contusões, além de ferimentos relacionados a quedas de motocicletas e também numa situação em que haja troca de tiro e alguém seja gravemente ferido. A capacitação para atendimento pré-hospitalar (APH) desempenha um papel crucial na preparação dos policiais militares para lidar eficazmente com situações de emergência, onde o tempo é muitas vezes um fator determinante. Ao fornecer aos policiais habilidades e conhecimentos específicos em APH, é possível aumentar a prontidão e a capacidade de resposta diante de eventos críticos.
ESCOLTA EM DUAS RODAS: A capacitação em escolta em duas rodas é um programa especializado projetado para equipar policiais com as habilidades necessárias para realizar escoltas de maneira eficaz, segura e ágil utilizando motocicletas. A escolta em duas rodas é uma estratégia ágil e eficiente utilizada pela PMPA para garantir a segurança em diversas situações, especialmente em áreas urbanas com tráfego intenso. A escolta destaca-se pela sua eficiência e agilidade. As motocicletas permitem manobras rápidas e a capacidade de se deslocar rapidamente por entre o tráfego, facilitando a escolta de comboios, autoridades ou em eventos que demandam mobilização rápida.
INSTRUÇÃO DE TIRO PARA EFETIVO DO 30º BPM E 21º BPM: O CPRM também vem realizando desde o dia 17 de janeiro até o dia 30 de março, com o objetivo de habilitar o aluno com conhecimentos atitudinais, procedimentais e cognitivos, uma instrução completa de Armamento e Tiro voltada para policiais do 30º BPM e 21º BPM. As aulas estão sendo realizadas no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP). Durante as instruções estão sendo ministradas aulas teóricas e práticas em armamentos da rotina policial, sendo eles a espingarda Cal .12 e Fuzil IA2 Cal. 5,56 mm. Na ocasião, os agentes de segurança pública tiveram instruções de manejo, montagem e desmontagem dos armamentos; disparos em movimento de progressão e regressão com transição de armamentos; troca de empunhadura e de carregadores; em posição convencional e suas variações. O objetivo fundamental das instruções foi o de capacitar os policiais da ativa nos armamentos em questão, trazendo aos militares conhecimentos que visam robustecer a tomada de decisões rápidas em cenários complexos, maximizando a preservação da vida e da ordem pública.