Nos dias 18 e 19 de janeiro, militares do efetivo do Batalhão de Polícia Turística (BPTUr) participaram de uma capacitação para o uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO). A qualificação ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP), em Belém.
Coordenada pelo BPTUr, a capacitação teve a finalidade de demonstrar para os militares o funcionamento e a forma de utilização do instrumento, bem como preparar a tropa do policiamento especializado para o emprego do Repressor Elétrico - Spark e Taser, preparando o efetivo da unidade para usar o equipamento com técnica, em situações que demandem, como é o caso de grandes eventos previstos para ocorrer no Estado.
A qualificação profissional faz parte da política institucional de ensino, voltada ao treinamento dos integrantes da Corporação, visando não só a COP 30, evento internacional de grande porte previsto para ocorrer na capital paraense, em novembro de 2025, mas também o dia a dia operacional, em que os militares lidam com todo tipo de situação. A PM tem primado pelo preparo da tropa, no sentido de que esteja pronta para atuar seguindo os preceitos dos procedimentos operacionais adotados pela Corporação.