Todo mundo se inspira em alguém, todos têm um herói, que em algum momento da vida exerceu representatividade na vida do outro. Neste sábado (20), policiais do 6° Batalhão de Polícia Militar (6° BPM), participaram do aniversário do pequeno Enzo Gabriel.
É comum que crianças demonstrem fascínio pelo policial militar, em razão do uniforme, da viaturas e demais instrumentos que utilizam no dia a dia de serviço. Esse encantamento, de certa forma, ecoa o imaginário construído em torno dos personagens de capa e espada das histórias em quadrinhos, onde os valores de justiça, coragem e proteção são personificados. Transpõe-se a imagem de heróis da vida real e o uniforme equivale à capa.
O impacto desse encanto na vida das crianças vai além da admiração superficial, e faz emergir a responsabilidade de ser exemplo de valores importantes, como o respeito pelo outro e a empatia.
O comparecimento dos agentes na comemoração do sétimo aniversário do Enzo Gabriel permite o exercício da confiança e da aproximação social, com ênfase no diálogo e na desmitificação da imagem de que o policial só aparecerá quando algo ruim acontecer. O garotinho, admirador fervoroso da Instituição, teve uma surpresa emocionante com a chegada da guarnição na festa, tornando o dia do aniversariante ainda mais especial.
Este episódio exemplifica como a relação entre a Polícia Militar e as crianças pode transcender a simples admiração, transformando-se em experiências marcantes que contribuem para uma percepção mais positiva e humanizada das forças de segurança.
A Polícia Militar possui a missão constitucional de preservação da ordem pública, e como desdobramento disso exerce o papel social de orientação, diálogo, proximidade, com o objetivo de demonstrar que segurança é direito e responsabilidade de todos.