O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, recebeu na tarde desta quarta-feira (24), a equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que irá representar o estado do Pará nos jogos militares UAE SWAT Challenge, edição 2024. A competição será realizada entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em Dubai nos Emirados Árabes Unidos.
Além da equipe do Bope, o Brasil será representado por outras duas equipes, uma do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal e outra da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Coordenada pela unidade Swat da Polícia de Dubai, a competição que está no seu quinto ano de existência reúne unidades de operações policiais especiais de vários países do mundo.
O desafio internacional tem o objetivo promover o intercâmbio de técnicas entre as unidades especializadas e testar as aptidões e capacidades táticas, o foco mental e resistências físicas das equipes. Durante o torneio, as equipes são divididas por categorias, os agentes participam de provas de tiro, tomada de ambientes confinados, transposição de obstáculos, tomada de refém e outras atividades militares inerentes à atuação das unidades de ações policiais especiais.
“É um evento que já está na 5ª edição, que trata sobre operações especiais, uma competição voltada para as tropas de operações especiais, as disputas ocorrem diariamente. O evento congrega mais de 30 países, nesta edição a PM do Pará será uma das unidades a representar o Brasil, sendo a primeira Polícia Militar a participar da competição. Então, a ideia é ver as ações dos outros países, das outras tropas, os treinamentos para realizar o intercâmbio de informações e já que envolve um torneio, também temos o objetivo é ir para lá e fazer o melhor, representando a Polícia Militar do Pará’, explicou o Major, Rocha, Comandante do BOPE e chefe da delegação da PM.