O 37° Batalhão de Polícia Militar (37° BPM) realizou, na manhã desta terça-feira (30), solenidade militar alusiva ao aniversário de 1 ano de criação. O evento ocorreu no bairro Guamá, em Belém.
O Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior presidiu a cerimônia, que teve a presença, ainda, do Subchefe do Estado-Maior Geral (EMG) coronel Luis Marcelo, do Comandante de Policiamento da Capital I (CPC I) Coronel Getúlio, do Deputado Estadual, Adriano Coelho, além de outras autoridades, líderes comunitários e do efetivo da Unidade.
Na ocasião, foi concedida a “Láurea do Mérito Pessoal”, que objetiva ressaltar relevantes serviços prestados à Corporação. Também foram reconhecidas personalidades civis e militares com o certificado de “Amigo do Batalhão”, em reconhecimento à estreita parceria com o 37º BPM.
A Unidade foi criada em 25 de janeiro de 2023, através do decreto nº 2.869/23, publicado no Boletim Geral n° 018, de 25 janeiro de 2023, com a denominação de “Guardiões da Paz”, tendo como l 1º Comandante o Tenente Coronel Mourão. O Batalhão foi instituído com duas companhias orgânicas, sendo que a primeira compreende o bairro Guamá e a segunda os bairros Terra Firme, Canudos e Universitário. O atual como comandante é o Tenente Coronel Freitas.
Para o oficial "a criação do 37° decorreu de iniciativa estratégica do Comando da Instituição, e permite a proximidade com a comunidade pela extensão da área, que é menor, auxiliando dos processos de policiamento e na adoção de políticas de ação como o Policiamento Ostensivo Direcionado (POD), que se divide em 3 eixos: Prevenção Especial, Mobilização Social e Repressão Qualificada".