A carreta itinerante do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) estará entre os dias 31 a 02 de janeiro, das 9h às 16h, na sede do Comando Geral da Polícia Militar, na rodovia Augusto Montenegro, oferecendo ao policiais militares que queiram regularizar suas documentações ou se encontram prestes a solicitar a reserva remunerada ou reforma. Na oportunidade, os servidores também poderão realizar diversos outros serviços e tirar dúvidas sobre andamentos de processos, sem ter que se deslocar até a sede do (IGEPPS).
A ação oferece os seguintes serviços: Alteração de Dados Bancários, Alteração de Dados cadastrais, Contracheque, cédula C, Celeridade e Prioridade Processual, Certidão Negativa, Certidão de Tempo de Contribuição, Comunicado de Óbito, Consulta Andamento processual, Cópia de Portaria, Cópia de Processo, Declarantes de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte, Declaração de Dependentes para Fins de Imposto de Renda (Receita Federal, Cédula C), Rendimentos de Pensão Alimentícia, Solicitação, Histórico Financeiro, Isenção de Imposto de Renda, Juntada, Liberação de Crédito, Requerimento de Pensão por Morte. Além de informações sobre Reserva ou Reforma, Reversão ao Serviço Ativo e Revisão de Benefício.
O objetivo principal da iniciativa é de dar celeridade ao andamento dos processos e tirar todas as dúvidas, que porventura, os policiais venham a ter. O atendimento é realizado por um corpo técnico formado por profissionais da Polícia Militar e do (IGEPPS).
Para o Coronel Dória, Diretor de Proteção Social da PMPA, a ação será de extrema importância para os servidores da corporação, “Estamos iniciando hoje (31) o primeiro dia das ações, aqui no espaço do Comando Geral, com o objetivo de atender tanto militares da Polícia Militar do Pará, quanto do Corpo de Bombeiros Militar, visando bem atender tanto os pensionistas como os veteranos das instituições. O foco aqui é fazer o censo e a prova de vida dos servidores, que é uma questão obrigatória em qualquer previdência, além de atualizar a documentação, questão de endereço e dados cadastrais, para que assim possamos manter todos esse dados sempre atualizados”
Para Cicilia Lima, Coordenadora do Projeto, os atendimentos estão sendo realizados com bastante celeridade e caso haja necessidade, o prazo pode ser estendido para atender a todos, “O Projeto do Censo é muito importante para a atualização cadastral, mas não só os dados pessoais, mas também os dados financeiros e funcionais. O nosso caminhão ficará do dia 31 até o dia 2 de janeiro, porém, a partir do dia 5 de janeiro, teremos um sala aqui dentro do Comando Geral, onde vamos também estar atendendo as demandas dos militares da reserva, reforma e seus pensionistas. Esses atendimentos serão realizados por agendamento, das 9h até às 16h.