Na tarde da última quarta-feira (7), policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) realizaram visita técnica em três instituições educacionais: Instituto Vicentino Catarina Labouré, Instituto Educacional Iketani e Libonati e o Centro de Estudos John Knox. O objetivo foi estabelecer parcerias para a implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas referidas unidades educacionais.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa que aproxima segurança pública e educação, no sentido de prevenir o uso de drogas e a ocorrência de violência no ambiente escolar e fora dele. O objetivo é educar crianças e adolescentes, desenvolvendo neles competências cognitivas e atitudinais, a fim de que sejam capazes de tomar decisões seguras, promovendo a prevenção primária ao uso de entorpecentes.
O programa, realizado em escolas públicas e privadas, conta com policiais militares capacitados como instrutores, que abordam temas como autoestima, comunicação e habilidades para resistir às drogas e a resolver conflitos com diálogo e outras alternativas.
Durante o encontro, foi assinado o Termo de Compromisso entre a Polícia Militar e as escolas, formalizando a colaboração para a realização das atividades do PROERD, que estão programadas para o primeiro semestre de 2024.
A ação faz parte do compromisso da Polícia Militar do Pará em manter as crianças e adolescentes afastados das drogas e da violência. Isso reflete no contexto social, com a colaboração de cidadãos conscientes do papel que exercem e da necessidade de respeito ao outro para nutrir convivência harmoniosa.