Na noite desta sexta-feira (09), iniciaram as festividades oficiais do carnaval, no município de Cametá, região nordeste do Estado. Para garantir a segurança durante o período, o Governo do Estado planejou a operação "Carnaval Seguro 2024". A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), está ocorrendo em todo o território paraense. Para dinamizar o atendimento à população, foi ativado um núcleo do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para auxiliar no monitoramento dos principais eventos de carnaval na cidade.
O município de Cametá é um dos locais mais procurados durante o feriado de carnaval, em razão das praias, balneários, ilhas, que são ideais para descansar ou participar do evento carnavalesco, que é considerado um dos mais animados do Estado. Para garantir a tranquilidade dos foliões, a Polícia Militar reforçou o efetivo da cidade com o envio de militares de unidades especializadas, operacionais e administrativas da região metropolitana, para atuarem na Operação "Carnaval Seguro 2024".
São mais de oitenta policiais que irão se juntar ao efetivo do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), unidade responsável pelo policiamento no município e de outras unidades que compõem o Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), para reforçar as ações de policiamento ostensivo e repressivo na cidade, praias e nos principais balneários da região, atuando no policiamento a pé, motopatrulhamento, viaturas quatro rodas e embarcações, realizando fiscalizações nas estradas, barreiras, incursões e abordagens.
Para o Comandante do 32º BPM, Tenente Coronel Sales, o emprego do reforço durante o Carnaval em Cametá é fundamental para que a PM consiga realizar a função, principalmente pelo elevado número de pessoas que visitam a região no período. "As estimativas oficiais apontam que, aproximadamente, 30 mil pessoas são esperadas na cidade de Cametá durante o período carnavalesco. Então, esse reforço possibilita que o 32º Batalhão consiga realizar um planejamento que garanta a presença ostensiva da PM nos diversos eventos de carnaval que ocorrem pela cidade, realizar o policiamento nas praias, balneários e nos outros pontos turísticos da região e, ainda, manter, sem nenhum prejuízo, o policiamento ordinário nos bairros da cidade. Por isso, a operação "Carnaval Seguro 2024", é fundamental para que o trabalho do 32º BPM seja realizado a contento", finalizou o oficial.