Policiais do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM) realizaram, nesta quinta-feira (22), ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), na Escola Municipal Silvio Nascimento, em Belém.
Durante a ação, os alunos receberam orientações sobre a importância de se manterem longe das drogas, violência e criminalidade. As instruções aconteceram de maneira prática, onde os agentes demonstraram aos jovens como funciona o policiamento motorizado, assim como proporcionaram a eles a experiência de conhecer internamente uma viatura da PM. Ao todo, 439 estudantes foram atendidos.
O Proerd surgiu relacionado com o programa Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), implantado em escolas estadunidenses em meados dos anos 80. O objetivo era promover o enfrentamento do abuso de drogas e a consequente criminalidade proveniente dessa problemática social. Para tanto, buscou-se a implementação de medidas educacionais preventivas, promovidas por policiais, a fim de alertar para os males decorrentes do uso de drogas.
No currículo, o programa oferece lições a alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, onde o intuito é prevenir o uso de drogas através do incentivo ao desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para que escolhas seguras sejam feitas. Utilizando cartilhas projetadas com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (Socio-Emotional Learning Theory-SEL), são repassados aos jovens conhecimentos acerca de, por exemplo, como controlar os impulsos e ponderar riscos e consequências, o que resultará em cidadãos conscientes e mais responsáveis.
No Estado do Pará, o Proerd iniciou em 2003 e, neste ano de 2024, completa 21 anos de criação. Implementado pela Polícia Militar, o programa já formou mais de 400 mil crianças em todo o território estadual e conta com unidades policiais que realizam as ações em diversas escolas.