A Polícia Militar do Pará realizou, nesta sexta-feira (23), uma cerimônia em comemoração ao aniversário de 10 anos da nova configuração do Estado-Maior Geral. O evento, realizado no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, foi presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Benjó.
A solenidade, que contou com a presença de autoridades civis, militares e políticas, foi realizado em dois turnos. No período matutino, enfatizou-se a história do setor estratégico, destacando as conquistas, superação de desafios e o compromisso contínuo com a Instituição Militar. Além disso, ocorreu homenagem às autoridades presentes com brindes e certificados.
“Neste momento de celebração, reconhecemos o trabalho incansável de todos os membros do Estado-Maior Geral, cuja dedicação e compromisso são essenciais para a nossa briosa Polícia Militar. Que possamos continuar avançando juntos, honrando o legado do Estado-Maior Geral e cumprindo nossa missão com honra, coragem e dedicação, coordenando operações estratégicas, fornecendo liderança inspiradora e garantindo a eficiência administrativa que sustenta nossa missão de proteger e servir a comunidade paraense”, afirmou o Coronel Ariel.
Dando continuidade às comemorações, no turno vespertino ocorreu uma palestra, com o tema “Saúde mental e Atividade policial”, ministrada por oficiais psicólogos da PM. Após o término, os palestrantes foram homenageados com certificados, entregues pelo Chefe do EMG.
Além disso, as policiais cabo Amanda Lopes Mota e cabo Italina Raiol Damasceno foram condecoradas com a láurea do mérito pessoal, em virtude dos relevantes serviços prestados à Corporação.
Estado-Maior Geral
É o órgão de direção geral responsável, perante o Comandante-Geral, pelo planejamento, organização, direção e controle das atividades da Corporação, elaborando diretrizes e ordens de Comando, em consonância com a missão institucional e a política de segurança pública do Estado. A principal atribuição deste órgão é elaborar as doutrinas que serão orientação para as ações da Corporação nas áreas de pessoal, inteligência, operações, logística, comunicação, orçamento e controle da qualidade.