Na tarde desta quarta-feira (28), a Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), realizou a cerimônia de encerramento da “1º Capacitação de Operador de RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) Aplicada ao Policiamento Ambiental”. A cerimônia ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, e foi presidida pelo Chefe do Departamento Geral de Administração (DGA), Coronel Magela.
A capacitação, que formou 29 policiais nas graduações de cabos e soldados, do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), teve carga-horária de 50 horas-aulas, sendo realizada no período de 19 a 26 de fevereiro de 2024. As instruções aconteceram na sede do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), no Ginásio Guilherme Paraense, bem como no Parque Estadual do Utinga.
“ Nos últimos anos, a PM passou a investir bastante em novos equipamentos e aparato tecnológico para a Corporação. Aliado a isso, o aperfeiçoamento policial é fundamental para o manuseio eficaz de uma aparelhagem robusta e moderna. Dessa forma, constantemente a Instituição vem qualificando os militares com o objetivo de acompanhar as novas tecnologias que chegam, promovendo uma renovação do policiamento, garantindo assim mais segurança para a sociedade paraense”, afirmou o Coronel Magela.
A estrutura da capacitação adotou os parâmetros da matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Além disso, contou com instrutores da PMPA e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP), os quais abordaram um conteúdo teórico e prático sobre as técnicas de maneabilidade e trafegabilidade do drone, exposição da legislação vigente, assim como técnicas de pilotagem, manejo, pouso e voo da aeronave remotamente pilotada.
Ao final do evento, houve a entrega dos certificados aos concluintes do curso. Autoridades presentes no momento também foram homenageadas com brindes.