Uma ação conjunta realizada entre Polícia Militar e Polícia Civil, denominada, Operação Solimões, apreendeu uma arma de fogo e coletes balísticos, na manhã desta quinta-feira (29), na zona rural do município de Acará. O objetivo era cumprir três mandados de busca e apreensão domiciliar, autorizados pelo Juiz local, no contexto de investigações que envolviam crimes como porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas.
As equipes policiais se dirigiram à Fazenda Solimões, situada no Ramal da Comunidade Ipitinga, e a uma gleba de terra próxima à Comunidade do Nazaré do Baixo, ambas na zona rural de Acará. Na Fazenda Solimões, encontraram aproximadamente quinze pessoas, entre homens, mulheres e crianças, autodeclaradas como pertencentes ao povo originário da tribo tembé, liderados pelo cacique Klebson Tembé. Durante a busca, em um barraco próximo à concentração de pessoas, foram descobertos uma metralhadora de calibre .40, de fabricação artesanal, e dois coletes balísticos. Em decorrência dessa descoberta, Klebson Tembé foi detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Contudo, na outra gleba de terra alvo da operação, não foram encontrados objetos ilícitos. As investigações prosseguem com o intuito de identificar outros possíveis envolvidos, além de combater a impunidade na comunidade. Qualquer informação que possa contribuir com as investigações pode ser comunicada ao Disque-Denúncia (181), de forma gratuita e anônima. Além disso, é possível enviar fotos, vídeos, áudios e a localização para a atendente virtual Iara, por meio do WhatsApp (91) 98115-9181. Em ambos os casos, não é necessário se identificar.