Nesta segunda -feira (4) foi iniciado, no Anexo I do Edifício-Sede do TJPA, o 1º encontro das Patrulhas Maria da Penha, em Belém. O evento faz parte da 26ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e executada pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).
O intuito do Encontro é promover o debate e a troca de experiências sobre o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com foco na perspectiva de gênero. Além disso, busca capacitar e sensibilizar os militares e profissionais envolvidos para uma atuação mais eficiente e humanizada nesses casos.
O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas, como militares da PM, do Corpo de Bombeiros e das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), além de servidores do judiciário. A Major da Polícia Militar, Érica Amanda da Silva Batista, Comandante da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial palestrou no evento, abordando o tema “O atendimento militar com perspectiva de gênero”.
O encontro integra a semana de comemoração do dia internacional da mulher, enfatizando a necessidade de atendimento humanizado e acolhedor para as vítimas de violência doméstica.