Durante o período de 29 de janeiro a 20 de fevereiro, a Polícia Militar do Pará (PMPA), por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM), realizou uma importante capacitação, que ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizado no Complexo da PMPA, no bairro Souza, em Belém.
O foco da qualificação foi fornecer conhecimentos práticos e teóricos para prevenir e evitar acidentes durante a condução de motocicletas particulares, quando os policiais militares estiverem fora de serviço. A iniciativa visa garantir a segurança e o bem-estar dos policiais, fortalecendo a cultura de autoproteção dentro da Corporação. No total, cerca de 100 policiais militares do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) foram capacitados, em um curso que totalizou 20 horas/aulas. As disciplinas fundamentais incluíram conduta de autoproteção em duas rodas e direção defensiva, além de técnicas de proteção e aprimoramento de frenagem e maneabilidade em baixa velocidade.
Durante as instruções, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar as habilidades na operação da motocicleta, dominando o controle da embreagem e do tempo rotacional do motor, bem como de aperfeiçoar as técnicas de frenagem em circunstâncias emergenciais.
A qualificação evidencia a preocupação da Instituição em preservar a integridade dos policiais militares, especialmente nos períodos de folga. Os recursos humanos são o bem mais precioso da Polícia Militar, e pensar na qualidade de vida dos agentes reflete na forma como prestarão o serviço de segurança pública aos cidadãos.