Com apoio da população e auxílio de um caminhão pipa, policiais militares do 17º Batalhão combateram um incêndio que iniciou dentro de um depósito de gás no bairro Setor Nobre, município de Xinguara. Nesta quinta-feira (20), a atitude dos policiais militares foi reconhecida pelos vereadores da Câmara Municipal.
A equipe acionada, na noite desta quarta-feira (19), percebeu que o fogo havia tomado parte do estabelecimento e incendiado um caminhão onde estavam armazenados cerca de 50 botijões de gás. Outros mil botijões estavam na lateral do estabelecimento incendiado e também precisaram ser retirados.
Devido ao calor excessivo e risco de que uma eventual explosão atingisse casas e estabelecimentos vizinhos, os policiais militares iniciaram a retirada dos quase 1050 botijões que estavam no local. Com a colaboração da população, os agentes recolheram todo o material inflamável, impedindo que acontecesse uma explosão.
O combate ao incêndio durou quase três horas, até que o fogo fosse controlado, terminando apenas com danos materiais, sem feridos ou vítimas fatais. O tenente Leymir Reis, que coordenou as ações que envolveram 12 policiais militares, comentou sobre o sentimento de ter atuado em uma situação como essa.
"O sentimento que tive, acredito que todos os militares envolvidos também o tiveram, é o do dever cumprido, fazendo jus ao juramento que fizemos ao ingressar nas fileiras da Briosa, que é garantir a segurança da sociedade mesmo com o risco da própria vida. E temos a honra de perceber que nossa atuação foi de extrema importância para que uma tragédia fosse evitada, limitando as perdas em apenas materias, garantindo o bem maior que é a vida da população", comentou o oficial, que atualmente comanda a 2ª Cia do 17º BPM.