Três pontos específicos na avenida Augusto Montenegro foram fiscalizados pelos agentes de segurança pública
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deflagrou na noite deste sábado (22), a operação Synkrama, com o objetivo de coibir a poluição sonora, perturbação do sossego e a comercialização de entorpecentes em três pontos da avenida Augusto Montenegro: em frente ao conjunto Jardim Sevilha, em um posto de combustível localizado próximo ao conjunto Maguary e embaixo do elevado Engenheiro José Augusto Affonso, localizado no cruzamento da avenida Centenário. A operação contou com o reforço operacional de uma aeronave, 50 viaturas e 30 motocicletas policiais, quatro guinchos e um efetivo de 250 agentes.
Os três pontos foram identificados pela inteligência policial e por meio de denúncias anônimas feitas pelo Disque Denúncia, além de informações repassadas pelo Centro Integrado de Operações (CIOp). As principais ocorrências foram por aglomeração de pessoas, alto índice de poluição sonora, consumo de drogas e pontos de partida para corridas de carros e motos ao longo da avenida Augusto Montenegro. A operação fiscalizou, também, o cumprimento do decreto que rege sobre as ações de prevenção à Covid-19 e as licenças dos estabelecimentos comerciais.
De acordo com o diretor adjunto do Núcleo de Operações da Segup, coronel Helton Moraes, quase 50% das denúncias que chegam aos canais oficiais são sobre poluição sonora e perturbação do sossego, o que reforça que a participação popular é de extrema importância.
"Nós recebemos a primeira denúncia no dia 26 de julho. Temos percebido que o número de pessoas vem aumentando nesses locais. Então, a Segup e os demais órgãos, para dar uma resposta mais enérgica, deflagrou a operação Synkrama. O que nós queremos mostrar é o exemplo. Nós ainda estamos vivendo uma pandemia. Se eles voltarem a aglomerar, nós vamos voltar a demonstrar a força que demonstrou hoje (sábado)", informou o titular do Comando de Policiamento da Capital II, coronel Sérgio Neves.
"Fizemos ações preventivas e repressivas que o caso requer com o rigor da lei, contribuindo, também, para o fechamento de bares, coibir o consumo de entorpecentes e ingestão de bebida alcoólica por adolescentes" - coronel Helton Moraes, diretor adjunto do Núcleo de Operações da Segup.
As ocorrências que demandaram procedimento de polícia judiciária da competência da Polícia Civil foram levadas para a Delegacia de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), local de triagem e dos crimes relacionados a meio ambiente. Os crimes de natureza comum foram registrados na Seccional Urbana da Marambaia.
"A atuação da Polícia Civil é feita de diversas frentes, tendo como a principal a poluição ambiental. Por este motivo nós estamos com duas equipes da Demapa fazendo a verificação da poluição sonora desses sons automotivos com decibelímetro, fazendo a aferição para que seja caracterizado a situação flagrancial, mas ao mesmo tempo, por conta da aglomeração nesses pontos já identificadas, com equipes da Denarc, já que nessas situações há o consumo de venda e uso de entorpecentes também. Simultaneamente, equipes da polícia administrativa fazem a licenciatura e fiscalização desses locais", elencou o diretor de Polícia Especializada da PC, Temmer Khayat.
Participam da operação integrada as Polícias Militar e Civil, e seus comandos e diretorias especializadas, Departamento de Trânsito, Grupamento Aéreo de Segurança Pública, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Ordem Pública Municipal. Entre os comandos e as diretorias especializadas estão a Demapa, Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Comando de Missões Especiais, cavalaria, Batalhão de Ações com Cães da PM, entre outros.
Canais de denúncia
A segurança pública é feita, também, pela sociedade que pode e deve contribuir com os órgãos realizam o policiamento, seja de forma preventiva ou ostensiva. Para denunciar um crime que ocorreu e precisa de investigação ou se possuir informações de uma atitude criminosa que esteja sendo planejada, basta ligar para o Disque Denúncia 181, ou se preferir usar o whatsapp 91 98115-9181. Em todos os números o sigilo e o anonimato são garantidos. Para uma ocorrência que precise de uma atuação de urgência e emergia, basta ligar para o CIOp 190.