Na quarta-feira (27) a Polícia Militar promoveu, ao efetivo do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), uma Capacitação Operacional para Aperfeiçoamento Policial (COAP), na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM). Na ocasião, 46 alunos receberam as instruções.
Durante a qualificação, foi realizada uma simulação de evento crítico, proporcionando a oportunidade para observar a atuação dos operadores policiais, conforme as diretrizes estabelecidas no Manual de Gerenciamento de Crises. Além disso, foram ensinadas técnicas de comunicação essenciais para o primeiro interventor, visando garantir uma resposta eficaz e segura em situações de alto risco.
O treinamento abordou conceitos fundamentais, incluindo definições de crise, vítima, refém, entre outros, além de detalhar as condutas previstas nos "10 Passos da Primeira Intervenção".
A capacitação visa aprimorar conhecimentos e padronizar ações, nos quesitos técnico e tático, para os policiais militares ampliarem a capacidade de percepção de riscos, por meio do desenvolvimento da criação de cenários complexos.