A "pérola do Caeté", como é carinhosamente conhecida a cidade de Bragança, no nordeste paraense, foi uma das 18 localidades que recebeu reforço das forças de segurança pública durante o período de Semana Santa no Estado. Somente para Bragança e praia de Ajuruteua, a Polícia Militar do Pará destinou 45 militares para reforçarem a segurança e garantirem a tranquilidade de turistas e moradores locais.
Responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo dos municípios de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa, o 33° Batalhão de Polícia Militar (33° BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional VII, foi a unidade beneficiada com a chegada de 45 homens e mulheres da região metropolitana de Belém.
A maior parte do efetivo de reforço foi empregada no distrito de Ajuruteua, que possui uma das praias oceânicas mais bonitas e visitadas do litoral do Pará. Além disso, recentemente a nova orla de Ajuruteua foi entregue a população, contendo uma nova estrutura com restaurantes e quiosques, atraindo assim mais turistas para a região e aumentando, ainda mais, a responsabilidade da PM.
"O Batalhão Caeté recebeu o reforço de 45 policiais militares advindos da capital para apoio na operação semana santa em nossa região Bragantina. Bragança recebe uma quantidade imensa de turistas nesse período do ano, então é de suma importância que nosso efetivo local possa atuar de maneira conjunta e estratégica com o reforço. O planejamento operacional já foi estartado antes do início da operação, o que nos possibilitou distribuir o efetivo nas áreas onde há maior concentração de pessoas", avaliou o comandante do 33° BPM, tenente-coronel André.
A "Operação Semana Santa 2024" é desencadeada nos Distritos de Mosqueiro e Cotijuba, pertencentes à Região Metropolitana de Belém; Curuçá, Marapanim, Marudá, Maracanã (Algodoal), Colares, São Domingos do Capim, Salinópolis - Bragança (Ajuruteua) e Bragança (orla e área comercial) - Barcarena, Abaetetuba, Mocajuba, Cametá, Salvaterra, Soure e Portel.