Cão Anúbis do BAC encontra drogas em navio no município de Breves

Design sem nome 37FOTO: BAC

O Batalhão de Ações com Cães (BAC), iniciou uma ação que concentrou esforços na capacitação e utilização do cão farejador Anúbis para identificação de drogas, durante os dias 16 e 31 deste mês, na Base Fluvial Integrada Antônio Lemos, localizada na Ilha do Marajó. Na ocasião, as atividades foram realizadas por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), juntamente com o 9° BPM, guarnições fluviais da GFLU e CIPFLU, Polícia Civil, Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARA) e o Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar (GMAF/BM)

Durante a quinzena de atuação, diversas atividades foram realizadas, incluindo treinamentos de faro de narcóticos, ambientações em locais e atividades, dessensibilização do cão em situações adversas, e o emprego efetivo do animal em abordagens a embarcações de variados portes. Os resultados quantitativos das ações são expressivos: 15 treinamentos com narcóticos, 04 treinamentos com ambientação e dessensibilização, e 07 empregos efetivos do cão na atividade fim.

IMG 20240330 WA0010FOTO: BAC

Um dos aspectos mais destacados da operação foi o trabalho de ambientação realizado com o cão Anúbis, visando sua adaptação a situações críticas como o transbordo entre embarcações e a descida em porões, além da sensibilidade ao intenso barulho do motor do navio. Apesar de alguns desafios, como a agitação do cão no momento do transbordo e a dificuldade para descer no porão do navio, os resultados obtidos foram significativos.

Após algumas buscas, o cão Anúbis marcou um local no navio onde foram encontradas duas porções de material semelhante ao skank. Além disso, o cão ainda farejou, dentro de um banheiro masculino, um recipiente contendo seda que seria utilizada para embalagem da droga.

IMG 20240330 WA0011FOTO: BAC

Buscas foram feitas no local, mas não foi possível localizar o dono do ilícito achado.