CVLI: melhor mês de março em 14 anos (desde 2010)

Design sem nome 33FOTO: PMPA

Nos três primeiros meses de 2024, o Estado do Pará registrou uma redução de 10,32% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), conforme dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) até a data de 31 de março.

Os números superam a Meta anual de redução de CVLI proposta pelo Ministério da Segurança Pública para os Estados brasileiros, que é de 3,5%. Isso denota que as ações estratégicas de prevenção e repressão criminais têm logrado êxito no objetivo de promover o enfrentamento da criminalidade.

Design sem nome 35FOTO: PMPA

No que diz respeito à Polícia Militar, estratégias pontuais e continuadas, que englobam as grandes ações, como a Operação Semana Santa que está em curso, e operações diárias, como a Polícia Mais Forte e Madrugada da Paz, fortalecem a sensação de segurança em razão do reforço na ostensividade policial. Abordagens e ações de fiscalização, como a Operação Tolerância Zero, evidenciam acesso amplo à segurança pública.

Somado a isso, os maciços investimentos em valorização do efetivo e na reestrutura predial e de equipamentos para proporcionar condições dignas de trabalho para os policiais militares, corroboram com os resultados significativos que vem sendo alcançados.

Desde 2010, quando os números referentes aos CVLI começaram a ser tabelados, este é o melhor mês de março da série histórica. São 14 anos de redução da criminalidade, enfatizando especialmente os últimos cinco anos.

01º TABELA 010424 1Divulgação: PMPA

2º TABELA 0102242Divulgação: PMPA

Para o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, os números apresentados resultam do esforço continuado de todos os órgãos que integram a segurança pública do Estado. "Temos conseguido continuar a reduzir os índices de crimes violentos letais intencionais no Pará. Isso é resultado de ações estratégicas integradas continuamente planejadas, para adequar a resposta do sistema às demandas sociais. Quanto à PM, continuaremos a investir em estrutura e a qualificar nosso efetivo para atuar cada vez mais dentro da técnica e legalidade", asseverou o Comandante-Geral.

Design sem nome 36FOTO: PMPA