A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), realizou, na tarde desta terça-feira (02), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), uma reunião estratégica para alinhar ações preventivas a serem implementadas durante o clássico entre Remo e Paysandu, que ocorrerá na próxima quarta-feira (3), no estádio do Mangueirão, em Belém.
Estiveram presentes na reunião o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Neves, o comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Coronel Faustino, e o Comandante do Batalhão de Polícia de Eventos, Tenente Coronel Afonso, além de oficiais de diversas unidades, que serão escalados para atuar no dia do jogo, cada um em função específica.
O ato teve como finalidade nortear os planejamentos tático e operacional, orientando o emprego de metodologias, recursos e tecnologias no policiamento preventivo e repressivo. O Capitão Carlos Eduardo, do DGO, explanou sobre funções, pontos vulneráveis e emprego direcionado e pontual de cada unidade que atuará antes, durante e depois do evento.
A Polícia Militar contará com um efetivo superior a 1.200 policiais, oriundos de unidades operacionais e administrativas da Região Metropolitana de Belém, que atuarão para garantir a segurança dos torcedores nas áreas interna e externa do estádio, além de pontos estratégicos da cidade, como os principais corredores e vias de acesso onde há intenso fluxo de veículos e pessoas.
Além disso, estão previstas ações do 28º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Águia), que irá acompanhar as duas equipes durante o deslocamento para o estádio, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que irá atuar com equipes do Detran e da Semob na organização do trânsito nos principais pontos de acesso ao estádio.